top of page

HOMEM VITRUVIANO

  • Foto do escritor: LORY DARX
    LORY DARX
  • 23 de fev. de 2021
  • 6 min de leitura

Atualizado: 21 de abr. de 2021

CAPÍTULO 2

ree

O GALPÃO DE LEO DA 20

Fiquei bem aliviada quando cheguei no da Vinci e ele propôs não pintar naquela tarde. Não aguentava mais ficar ali sentada tantos dias. E minha curiosidade estava impossível de segurar. Não dava mais!


A casa do Leonardo ficava em uma propriedade bem grande que tinha uma casa principal, o estúdio onde pintávamos, um galpão grande onde ele trabalhava, que era o lugar que eu mais queria conhecer. tinha também uma estufa com muitas plantas, a casa dos criados, celeiro, estábulo… Isso era o que eu conseguia ver nas minhas chegadas e nas olhadas pela janela nos minutos de pausa das sessões da pose “poker face”


- Estou trabalhando num projeto novo e não posso parar agora. você se importaria de fazer algo diferente hoje,? Eu preciso de uma ajudante! - disse Leonardo com os olhos brilhando.


Ele tinha olhos incomuns que passavam um ar de gente inteligente, astuta, rápida no raciocínio - ele as vezes tinha esse olhar - e dessa vez brilhava mais do que nunca.


- Não me importo nem um pouco! Confesso que estava cansada de ficar sentada de roupa marrom todo santo dia! E conhecer seus outros projetos é um presente, um privilégio! É irrecusável! Sim! - disse sem conseguir me conter de alegria.

E ele me conduziu até o galpão.


Quando as portas se abriram, foi como se eu tivesse tomado LSD,(mas naquela época eu era comportada ainda não tinha rock and roll!!) eu vi um monte de engenhocas fantásticas: o que vi foi uma cena que só posso comparar ao meu primeiro desfile numa escola de Samba: Tinha uma espécie de planador helicóptero, tinha bicicleta, paraquedas, roupa de mergulho, um equipamento para andar sobre as águas, uma furadeira, tinha o diabo. Eu me sentia no país das maravilhas! Mona Alice!


Enquanto ele organizava as coisas, eu fui olhando tudo que tinha ali. O mais espantoso era uma máquina de guerra impenetrável, um projeto para um tanque blindado, em forma de disco voador. Era uma idéia muito maluca, pareceu delírio pra mim naquele momento. - Nossa! É tudo incrível! Quero saber pra que servem todas essas coisas, um dia você me explica? - pedi com os olhos do gato de botas do Shrek.


ree

- Claro! - disse Leonardo animado - Hoje vamos ver a matemática! E um pouco de geometria! Eu estou retomando cálculos de um antigo arquiteto romano, do século I AC. Ele chamava Marco Pollo Vitruvius, era um cara brilhante! - disse ele empolgado. - Esse maluco criou uma relação entre as proporções humanas e a arquitetura! E revendo seus cálculos e outros do Leonardo de Pisa que foi outro gênio, aquele dos números Fibonacci, e do número Phi, você deve ter aprendido nos livros quando era mais jovem. E olhando o trabalho deles acredito que fiz uma descoberta bem curiosa. Quero testar se a minha teoria se aplica também a você. Até agora nunca falhou! Vou tirar medidas do seu corpo - disse com uma régua e uma fita comprida na mão. - e vou explicando conforme medimos, ok? Você anota as medidas nesse papel, enquanto eu vou medindo com a fita. - e me deu o papel e um bico de pena pra eu ajudar.


- Entendido capitão! - eu disse brincando com ele.


- Mas já aviso que eu nunca fui boa em matemática. Já esqueci os Fibonacci e o valor de PHI!


- Não tem problema! - respondeu ele - Mesmo sem os números você vai entender. Quero comprovar que o corpo humano, bem como tudo que existe, obedece a uma regra geométrica universal, quero mostrar que uma fórmula específica de proporção matemática é responsável por tudo que existe no universo. E falo de coisas físicas e espirituais e do nosso planeta e de todas as estrelas do céu também. - disse sério.


ree


- Está vendo aquele desenho ali na parede?- perguntou Leonardo, apontando para o famoso homem vitruviano. - o segredo da criação do universo está ali.- Disse ele, me contando a versão Mestre dos Magos do segredo.


- Ali no desenho tem apenas 3 homens pelados sobrepostos, dentro de um quadrado que mora dentro de um círculo. Se quer que eu entenda, vai ter que deixar as charadas para outra hora! - disse eu sem entender bulhufas do que ele tinha dito.


- Calma! - sorriu Da Vinci - O assunto é complexo! Vamos por partes! Primeiro tiramos as suas medidas! A altura total primeiro, depois a distância entre seu umbigo e chão. - começou a medição enquanto eu anotava os números.


- Agora seu braço inteiro e a distância entre seu cotovelo e pontas dos dedos indicadores. e mediremos os dois braços! - disse o Mr Fita métrica! - a teoria que vamos testar aqui é que toda a humanidade foi criada respeitando regras matemáticas:

- O comprimento dos braços abertos é igual à altura de um homem.


- Da linha do cabelo até a parte inferior do queixo é um décimo da altura de um homem.


- Da parte inferior do queixo até o topo da cabeça é um oitavo da altura de um homem.


- Da parte superior do tórax até o topo da cabeça é um sexto da altura de um homem.


- Da parte superior do tórax até a linha do cabelo é um sétimo da altura de um homem.


- A largura máxima dos ombros é um quarto da altura de um homem. - Do peito até o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem.


- Do cotovelo até a ponta da mão é um quarto da altura de um homem.


- Do cotovelo até a axila é um oitavo da altura de um homem. - O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem. - O pé é um sétimo da altura de um homem. -


Vamos anotar suas medidas e ver se é verdade. - disse ele continuando o experimento


ree

- Então se eu entendi, qualquer pessoa que meça seu corpo encontrará as mesmas proporções? Parece que você descobriu a fórmula da criação! - brinquei falando sério


- Eu prefiro chamar de "Geometria Sagrada", você vai entender porque esse é o melhor nome conforme eu explico. Ainda nem falei do número Phi oculto em tudo que existe. Iremos bem longe nesse experimento, chegaremos ao sobrenatural, mas vamos devagar! - Se algum padre ouvisse essa sua teoria, ou qualquer coisa dessa conversa , seríamos os dois excomungados e condenados á morte Leonardo! Por conspiração contra Deus! - pensei um pouco nervosa, afinal aquele era um tempo difícil. Não havia liberdade de expressão de nenhuma forma, e a Igreja Católica era a lei.


Ao terminar de ver todos os milímetros tamanhos e distâncias entre as partes do meu corpo, Leonardo pegou o papel onde eu anotei tudo e levou para uma mesa onde tinha milhares de outros papéis. -


- Vá dar uma volta, veja o que quiser! Tem uma cozinha nos fundos do corredor com água e frutas frescas, sinta-se à vontade enquanto eu testo a matemática de Deus! - e começou a fazer cálculos.


Resolvi aceitar a proposta da cozinha primeiro, para garantir a barriga cheia, caso ele resolvesse contar meus fios de cabelo depois que terminasse as contas malucas. - A não! Se ele quiser fazer isso, eu vou inventar uma desculpa e pular fora!

- Será que se eu disser que estou com piolho eu escapo? - ri do meu pensamento e continuei na brisa - Não… se eu disser isso, ele não vai querer que eu volte amanhã, e eu quero aprender mais! - falei pra mim mesma, com a minha voz interna.


Quando cheguei a tal cozinha encontrei outra mesa cheia de papéis. - Gente, ele faz cálculos até enquanto come? Não me espanta que seja solteiro até hoje! - pensei ingenuamente naquela época, quando não conseguia imaginar as pessoas grudadas em seus celulares. E resolvi bisbilhotar um pouco enquanto comia uma maçã.

No canto esquerdo da mesa, tinha uma caixa de metal, acredito que de prata, pois era bem pesada. A caixa era toda ornamentada com flores de lis gravadas nas laterais e na tampa tinha um símbolo sinistro; um pentagrama invertido, com um animal no meio que parecia um bode.


ree

Ao redor da estrela, havia um círculo e letras de um idioma que eu desconhecia. - parece ser hebraico - pensei. , e lembrei que li em alguns dos livros proibidos que m


eu marido, escondia na biblioteca particular dele, outros significados sobre esse pentagrama, no antigo testamento, escrito por Moisés, na versão original da bíblia, antes da igreja resolver editar as coisas, o significado da estrela era ”A VERDADE” … E resolvi abrir a caixa.

Comments


kisspng-mona-lisa-art-painting-computer-
bottom of page