top of page

BARTOLOMEU

  • Foto do escritor: LORY DARX
    LORY DARX
  • 23 de fev. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 21 de abr. de 2021

CAPÍTULO 4

ree

BARTOLOMEU

Voltaram andando lado a lado mas sem dizer uma palavra. E eu ali, andando atrás dos dois só ouvi mesmo a despedida, quando chegamos em casa e meu vô disse “Fiquem com Deus” pro meu pai, que respondeu: “Vá com Deus, pai” - pro meu vô.


Fiquei pensando como poderia Deus ir com o vô e ficar com a gente ao mesmo tempo se ele é só um.

Deus era muito difícil de entender pra mim.. Ele era pai de todo mundo e de Jesus também. Era pai do meu avô, do meu pai, do meu vizinho e do mendigo da praça, e era meu também, o que me fazia irmão do meu pai e do vô e de todo mundo!

Que maluquice! - pensei alto sobre Deus. E continuei - Epa! Sou irmão do Diabo? Se Deus criou tudo, ele criou o Diabo também. E o inferno… - gelei - melhor parar de pensar nisso, vai que Deus me castiga por ficar investigando a vida dele.. Ao chegar em casa, tirei meus sapatos e deixei na porta, e não havia dado 3 passos quando escutei:


- Bartolooo!!!! Hora do banho! Venha logo antes que a água esfrie! - gritou minha mãe assim que ouviu a porta abrir ela percebeu que éramos nós que havíamos chegado. - obedeci, afinal minha mãe quando ficava brava fazia a casa tremer!


Apesar da carinha de boazinha, Dona Lisa era uma mulher geniosa, sabia se impor, não aceitava ordens do marido, e sabia ler, escrever e fazer contas. Ela era muito diferente das mulheres daquela época.

Meu nome é Bartolomeu, e eu sou o filho número 0 da Lisa Gherardini, a mulher enigmática pintada por Leonardo da Vinci que ficou conhecida como “Mona Lisa”.

Quando ela se casou com meu pai, eu tinha 1 ano mais ou menos, ela tinha uns 15. Sou filho da segunda esposa dele, minha mãe biológica faleceu eu ainda era um bebê, e a Lisa quando casou com meu pai virou minha mãe dali pra frente.

Tirei as botas sujas antes de entrar pela porta de casa e fui pro banho antes que ela gritasse de novo - e esqueci o mistério de Deus por um tempo, não muito na verdade, minha mente pensou em outras coisas até a hora do jantar quando meu pai fez a oração agradecendo pela comida na mesa.


Daí voltou na minha cabeça a voz da dúvida: Porque meu pai agradece tanto, se foi ele quem trabalhou pra comprar a comida que tem na mesa??? Será que ele se esqueceu que Deus levou minha mãe e a mãe dele também e que não contou pra gente pra onde elas iriam, muito menos nos informou se chegaram bem no destino. Deus não era um cara legal pra mim, até que mais tarde naquela noite eu tive a primeira conversa sobre Deus com a minha mãe. E ela me mostrou outro Deus - o dela - e nesse dia comecei a entender o meu Deus também.


Depois de ver minhas irmãs, toda noite minha mãe passava no meu quarto pra me dar boa noite e ver se fui mesmo dormir. As vezes a gente rezava junto, mas a mamãe não me obrigava a rezar o pai nosso, as vezes que rezamos eu fiz tantas perguntas e tive tantos pesadelos que depois disso ela me disse que um boa noite e obrigada tava bom mas que precisava ser todos os dias.


Nessa noite eu voltei a fazer perguntas: .

- Mãe foi Deus quem fez tudo, tudinho que existe? - perguntei

. - Sim e não. Deus é o tudo e ele é infinito. Deus não é um ser como eu e você. Deus é você, e eu, e tudo ao nosso redor, e as estrelas, e o ar invisivel, ele é a energia que forma tudo que existe!

.

- Ave Maria! Agora que eu não entendo mais nada! Como ele pode ser tudo se ele é um só?

. - Cada pessoa acredita em um Deus diferente porque todos somos diferentes. Para encontrar o seu Deus você não deve acreditar em instituições, ou seguir uma religiao especifica. Deus está na verdade. E essa verdade depende de um ou vários pontos de vista. .

.

- Mãe é que não dá pra acreditar em várias coisas da Biblia. Por exemplo Adão e Eva que fizeram um monte de gente sozinhos, uma cobra que fala e cinvence uma mulher a se aproximar dela. Que mulher iria conversar com uma cobra? E uma que oferece uma maçã mágica que te faz ver tudo diferente e eles tem 2 filhos que um mata o outro daí sobra um filho mal. Que fez mais filhos com quem se só tinha a mãe dele no mundo? e daí um dia o Deus do amor resolve matar todo mundo menos a familia do Noé que salva os animais e refaz a humanidade..

. - Hahahahahaha - ai menino você me mata! Pois é.. sabe porque é assim que está na Biblia? Porque não foi Deus quem escreveu a história. Foi o homem. E ele tirou trechos e adicionou outros conforme os interesses historicos de cada época, eles criaram um Deus politico, um tirano pra controlar todo mundo!



Mas e Jesus mãe? Porque Deus aceitou a morte dele pra salvar a gente? Salvar de quem que poderia ser tão poderoso que Deus não poderia impedir? Ou era ele ia matar a gente? Quem era Jesus afinal, era filho Dele com Maria, mas ela era virgem até Jesus nascer. E José acreditou nisso e casou com ela. - Calma! Tem muita coisa escondida na história. E tem muito livro que a igreja catolica proibiu, confiscou… mas vamos fazer o seguinte: a partir de amanhã, nós dois iniciaremos uma pesquisa secreta nos livros da biblioteca proibida do seu pai. E eu vou assuntar sobre os livros na casa do Sr Leonardo Da Vinci, ele tem milhares de livros sobre tudo!


Obaa!! Combinado! Seremos detetives!


Isso! Vamos começar juntando os livros sagrados de todo o mundo - e coisas sobre a mitologia também! Aa! E uma linha do tempo do nosso planeta . Tem esses livros aqui em casa.

- Entendido Sra Mona Lisa! Amanhã daremos inicio a operação "GENESIS QUEM"! - improvisei brincando com ela! Estava amando a idéia! Lisa era muito esperta, a gente ia descobrir todas as respostas.


Agora chega né menino? Vamos dormir senão amanhã perco a hora e não dá tempo de afanar a chave da biblioteca secreta do molho de chaves do seu pai. Preciso fazer isso antes dele sair pra garantir a operação. Câmbio desligo! Boa noite!


Boa noite mãe! - e relaxei num suspiro, e dormi a noite toda. Feito uma pedra.





Comments


kisspng-mona-lisa-art-painting-computer-
bottom of page